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DICAS INOVADORAS PARA ORGANIZADORES DE EVENTOS

Publicado em 01 de Fevereiro de 2016

O mercado de organização de eventos está se profissionalizando cada vez mais, por isso o setor está bem maduro para mudanças maiores e ele necessita disso, assim como uma revolução tecnológica. Quem não acompanhar essa evolução, acabará ficando para trás. Para isso, resolvemos publicar esse post com ideias que você já pode utilizar para dar um passo a frente se posicionar de olho no futuro. Então mãos na massa!


1) PERSONALIZAÇÃO DE MARKETING DIGITAL
O momento que estamos vivendo é diferente. Não estamos apenas acostumados que uma marca nos trate de forma mais pessoal, como já esperamos isso por padrão. O Netflix nos atende já sabendo que filmes gostamos, e em alguns casos ainda fazem um atendimento customizado como se estivéssemos vivendo a história de nosso filme preferido. O Spotify nos sugere músicas baseadas em nossos gostos pessoais. E onde os eventos entram nisso?

O mercado de eventos possui muitos ramos, como eventos sociais, corporativos, científicos, esportivos, entre muitos outros. A comunicação utilizada é muito diferente para cada uma dessas áreas. Além disso, dentro dessas áreas ainda temos uma série de ramificações. Vamos visualizar como exemplo eventos sociais: um profissional pode ser contratado para fazer um aniversário de 1 ano, de 15 anos, casamento, bodas, formatura, entre muitos outros, onde a comunicação também varia muito de acordo com os públicos. Você não irá falar da mesma forma com um casal que está prestes a casar e com uma menina que está realizando seu sonho de fazer uma festa de 15 anos.

Em resumo, você precisa fazer atendimentos e campanhas baseadas em cada nicho de perfil que você pretende atingir. Utilizar o nome do cliente em cada comunicação realizada já é um primeiro passo. Se você conseguir identificar os gostos pessoais deles, você poderá convertê-lo de forma ainda mais certeira.

Exemplo prático: Em casamentos, você terá muitos casais prestes a se casar entre os convidados. Pense em manter uma comunicação com eles sobre o assunto, como enviar dicas de como podem realizar seu casamento, dicas sobre alianças, realizar micro eventos para futuros casais, etc. Basta usar a criatividade em cada nicho de evento.


2) SIMPLIFICAÇÃO DE MÉTRICAS
Dados não são estranhos a organizadores de eventos. Eles estão sempre presentes através de planilhas e planilhas, porém apenas isso agrega muito pouco. O que tem valor realmente são os insights trazidos através de análises das informações e é o que os organizadores de sucesso estão buscando para tomadas de decisão mais corretas. Para ajudar nisso, um sistema para gestão de eventos cai como uma luva. Experimente o sistema Eventer.


3) SEJA “RESPONSIVE”
Seus clientes, ou os participantes do seu evento devem ter respostas rápidas. Hoje em dia ninguém mais tem paciência, nem tempo para esperar um retorno de e-mail. Você deve ser rápido, ou então se antecipar. Um site com informações básicas sobre seu evento pode ser uma forma de se antecipar já tirando possíveis dúvidas ou necessidades que seus clientes / participantes possam ter. Além disso, esse conteúdo deve ser possível de se acessar por qualquer dispositivo (computador, celular, tablet), pois seu cliente / participante pode estar almoçando, viajando, aguardando no aeroporto e ele quer resolver sua dúvida instantaneamente.


4) CLIENTES COMO PARCEIROS
Você deve saber que o boca-a-boca é uma das ferramentas de marketing mais poderosas que existem, certo? Desta forma, você precisa potencializar isso, mas como? Ofereça vantagens, como descontos, bônus, exposição com status social, ou qualquer outro tipo de benefício que você possa usufruir como vantagem diferenciada para seu cliente em troca de indicações, compartilhamento, depoimento, entre outras ferramentas que você pode encontrar de acordo com o tipo de evento que organiza.


5) TERCEIRIZAÇÃO DE TAREFAS… PARA A TECNOLOGIA
O mundo está mais moderno e automatizado. Não precisamos mais fazer todas atividades de forma braçal. A maioria delas já possuem tecnologia para fazer mais rápido e melhor do que um humano pode realizar.

Vejamos um caso que está aparecendo bastante ultimamente, os drones. Eles podem ser utilizados para tirar fotos ou realizar filmagens de ângulos há pouco tempo praticamente impossíveis (a não ser que se contratasse o George Lucas para uma super produção).

Outro caso próximo, é o check-in nos eventos. Normalmente é aquele trabalhão de montar a lista de participantes em uma planilha, imprimir, levar no dia do evento para fazer o o check-in, depois juntar todas as folhas e passar de volta para uma planilha quem esteve presente e quem não esteve. Isso também já se soluciona através da tecnologia. O Eventer, já citado anteriormente, pode ajudar nessa tarefa também.


6) LIBERTE-SE DAS PLANILHAS
As planilhas sempre acabam resultando em informações bagunçadas e algumas dores de cabeça. Embora todos saibamos disso, elas ainda tem sido uma ferramenta necessária no dia-a-dia de todo planejador. Porém com a evolução tecnológica, alguns planejadores estão descobrindo que muitas coisas que eram feitas de forma manual e com um nível limitado de organização, agora podem ser feitas de forma automatizada e com informações sendo cruzadas de forma mais inteligente. Isso proporciona aos profissionais focarem mais no que realmente importa, tornando seus eventos cada vez mais diferenciados.


7) OTIMIZANDO A TERCEIRIZAÇÃO
Sem dúvida você já desejou se multiplicar ou então ter o poder de não precisar dormir para conseguir bater os prazos de seus eventos fazendo tudo que deseja para que seja o melhor evento de todos. Para isso freelancers acabam sendo uma boa opção e hoje isso se tornou mais fácil de encontrar e com valores bem mais acessíveis. Existem muitas ferramentas como Fiverr, WeDoLogos, TaskRabbit, Upwork, Freelancer, entre muitos outros, onde você pode contratar rapidamente e a preço baixo diversos serviços, como fazer um vídeo promocional para seu evento, um logotipo, geração de conteúdo, enquanto novamente você consegue focar no que importa, tornando seu evento mais diferenciado.


CONCLUSÃO
Organizadores de eventos inovadores estão focados na experiência do evento como um todo. Eles estão se comunicando com o público correto e com mensagens focadas, de forma mais humanizada. Eles estão utilizando sistemas que permitem uma organização da informação que traz insights de melhorias que podem ser aplicadas nos eventos. Eles estão focados em fazer eventos inesquecíveis, enquanto terceirizam e automatizam o restante através da tecnologia. Você está sendo um organizador inovador? Se não, nunca é tarde para começar.



Referência: http://www.eventmanagerblog.com/innovative-event-organizers
Referência: http://www.eventer.com.br/blog/7-coisas-inovadoras-que-organizadores-de-eventos-estao-fazendo/

Artigo enviada por TUDO PARA EVENTOS.

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